top of page

JEANS | 150 anos do ícone fashion!

Há muita história por trás desse tecido tão famoso mundialmente.

Imagem: fashionbubbles


Em 1567, a palavra "genovês" ou "genes" era usada para nomear as calças duras de sarja usadas pelos marinheiros que faziam longas viagens da cidade de Gênova, na Itália. Já no final do século XIX, por volta de 1837, na França, em Nimes, surgiu a palavra Denim para nomear aquele tecido.


Anos depois, em 1837, no auge da Corrida pelo Ouro, na Califórnia, aquele tecido resistente chamou atenção do alfaiate Jacob Davis que se uniu ao alemão Levi Strauss, dono de fábricas de tecidos em São Francisco, para criarem a indumentária dos mineradores. Importaram para solo americano aquele material e foram em busca de uma versão mais leve, confortável e ainda assim durável daquele tecido.


Foi aí que surgiu a calça de trabalho feita em denim,

reforçado com rebites de cobre e essa patente marca o início da era do jeans.


Assim, em meados de 1890, nascia a primeira calça Levi’s, a 501. Na época bastante diferente da versão atual mas já patenteada e com a mesma potência mainstream e de fácil absorção comercial. Os rebites de cobre usados para reforçar os bolsos eram apreciados por mineiros e outros trabalhadores, que se queixavam de frequentes rasgos que as peças sofriam nos bolsos. Strauss e Davis inicialmente fizeram jeans em dois tipos de tecido, brown duck e blue denim, mas a criação da calça 501 ajudou o último tecido a decolar.


Imagens: Levi Strauss & Co.



"Hollywood ajudou a romantizar o jeans nas décadas de 1920 e 1930, vestindo as calças em cowboys interpretados por atores como John Wayne e Gary Cooper. Essa nova imagem glamorosa chegou aos consumidores que buscavam roupas casuais e lúdicas para usar nos finais de semana e feriados. Fotos publicitárias de atrizes como Ginger Rogers e Carole Lombard vestindo jeans ajudaram a convencer as mulheres de que o estilo era para elas também. Na década de 1930, a Vogue deu seu selo de aprovação, chamando o jeans de “western chic”. Vogue|Dossiê

Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os soldados dos Estados Unidos usavam uniformes que eram confeccionados com denim, o que agregou uma imagem de virilidade ao modelo. A partir daí, o jeans ganhou status, ficou conhecido internacionalmente e foi batizado com o nome do alemão Levi Strauss, que apresentou a prática e confortável calça depois de chegar aos EUA como imigrante.

Funcional, versátil, democrático e ícone fashion. De trabalhadores, cowboys, hippies, estrelas de Hollywood e do Rock, rebeldes da contracultura, à alta moda!

Quem lembra esse clássico dos anos 2000, Britney Spears e Justin Timberlake no red carped in all jeans? Veja os ciclos que a moda dá! Diretamente dos anos 2000 a tendência all jeans está de volta!

Fizemos a nossa seleção com algumas inspirações para

você arrasar no look com esse tecido que tem tanta história! Vale todo tipo de lavagem, acabamento distroyed ou não, aplicações, modelagens oversized ou mais clássicas,

Imagens via pinterest


Gostou do nosso conteúdo?


Compartilha com as amigas que também podem se interessar por ele e acompanhe a gente nas outras redes também :)




Até a próxima!

Niágara Tavares e Daniela Giarola



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page