top of page

Como decorei minha casa com objetos garimpados | tour & dicas

Decorar nossa casa pode ser uma tarefa divertida e desafiadora ao mesmo tempo.

Às vezes é difícil saber por onde começar ou como criar um ambiente acolhedor e atraente.

Eu não sou a expert da decoração (antes fosse! haha), mas posso te dar dicas totalmente aleatórias a partir das minhas vivências e casinhas que decorei ao longo desses anos :)


Uma maneira de dar personalidade e charme à sua casa é através do uso de objetos garimpados.


Esses itens podem ser encontrados em brechós, mercados de pulgas, lojas de antiguidades e até mesmo na rua. Ou na casa da sua avó :)

Nessa conversa mostrarei algumas peças que garimpei e como usei na decoração da minha casa. Eita como amo!



E aos poucos vamos trocando uma ideia aqui sobre decoração.

Quem sabe te ajudo com algo?


 

Uma dica legal para você começar a decorar e combinar (ou não!) é analisar o que te traz alegria e aconchego em termos de visual. Um casa clean? Cores vivas? Ambientes cheios de decoração de viagem? Vibe kitsch? Tons neutros? A partir disso, analise o que você já tem: seu sofá, mesa, cadeiras, móveis em geral, tapetes...o que eles transmitem? Veja se já os ama e se vai mantê-los. Se sim, ótimo, comece daí. Observe os tons e texturas e busque peças novas que conversem com as que você já possui. Lembrando que nem sempre precisam ser cores semelhantes, mas podem ser texturas ou cores opostas, para dar um 'tchan' no visual. Vai do seu gosto. Agora, se você está em fase de construção de um lar e vai começar do zero, volte à dica inicial: analise seu gosto e como você quer se sentir ao chegar em casa. Parta daí.


Usando objetos garimpados na decoração de sua casa, você pode criar um ambiente singular e de personalidade. Esses itens têm uma história e uma personalidade que é impossível encontrar em produtos novos. Sabe assim? Impossível!


Além disso, muitas vezes são objetos raros, peças únicas e exclusivos, que podem ser usados ​​para criar uma decoração original e que te represente.




Essa foto é da minha cozinha.

Nas prateleiras acima da pia coloquei alguns elementos garimpados e que eu, particularmente amo: barro, louças, quadros e plantas. Garimpei essas canecas de cerâmica em um bazar. São peças que não foram para o forno, ou seja, cerâmica ainda crua. Achei um charme!

Essa maleta ao centro é de madeira e provavelmente dos anos 80. É uma peça que herdei da minha tia que usava para guardar o kit de nebulização dos meus primos mais velhos. Acho hiper especial!


Na prateleira de baixo coloquei algumas louças e um quadro que garimpei também!

Esse quadro do campo eu comprei no Seu Gilson.

Eu simplesmente adoro o local que escolhi para ele. Primeiro por ser uma cozinha. Muita gente esquece que podemos sim colocar telas na cozinha. Fica um charme de pousada, chalé. Adoro! E essa imagem em especial, faz às vezes de uma janela...como se eu estivesse avistando um campo maravilhoso enquanto lavo minha loucinha. Não é incrível?


Seu Gilson arremata casas 'fechadas'...como ele diz. Basicamente as pessoas vendem tudo que tem dentro da casa, como um lote.

Seu Gilson compra e deixa tudo à venda na garagem dele. É quase um museu!

Tem dias que não encontro nada...mas tem vezes que encontro itens bem especiais.

Esse quadro com uma gravura de um campo é dos anos 80.


Diante de tanta coisa legal, como lidar com a emoção e não sair comprando TUDO?


Ao incorporar objetos garimpados na sua decoração, é legal ter uma visão clara do que você deseja alcançar. Antes de comprar qualquer item, pense sobre onde e como você usará o objeto. Considere a escala, a cor e a textura do objeto em relação aos outros itens da sua casa.


Vou te dar um norte e sugerir algumas peças que você pode ficar de olho no seu próximo garimpo. Analise se elas fazem sentido para você e para seu lar.

  1. Espelhos antigos: eles podem adicionar um toque elegante e vintage a qualquer ambiente. Eles são uma ótima maneira de criar um ponto focal e aumentar a sensação de espaço em uma sala, lavabo, entrada da casa.

  2. Vasos e cerâmicas: já viram que sou suspeita, né? Imagine se foram vasos e cerâmicas vintages! São ótimos para adicionar um toque de cor e textura a um ambiente. Você pode adicionar flores, plantas ou simplesmente deixar 'solo', como um objeto decorativo.

  3. Livros antigos: livros antigos podem ser encontrados em sebo, brechós e lojas de antiguidades. Eles podem ser usados ​​para decorar uma mesa de café, uma prateleira ou até mesmo uma parede.

  4. Objetos de viagem: objetos que você trouxe de suas viagens podem adicionar um toque pessoal e interessante à sua decoração. Isso pode incluir tapetes, tecidos, estatuetas, etc.

  5. Arte: pinturas, gravuras e fotografias antigas podem ser encontradas em lojas de antiguidades e mercados de pulgas. Esses itens podem ser usados ​​para adicionar cor e personalidade a uma parede vazia, centro de mesa. No caso de fotos ou cartões antigos, você pode criar uma composição, levar a uma loja de moldurar e pedir para emoldurarem com acabamento paspatur. Fica demais!


 

Olha que gracinha o quadro do anos 80 que garimpei no Seu Gilson ornando com um cinzeiro de bronze que garimpei num bazar espírita!

Coloquei um vasinho com flores secas de um buquê que ganhei um ano atrás.


Na minha casa optei por seguir uma paleta que me traz calmaria: bege, azul e terracota.


Nas fotos acima garimpei: cestinha/bolsa em vime e coloquei revistas. Essa bolsinha menor já esteve também no nosso lavabo. E ainda serve de bolsa para um dia de clube ou praia!


Na segunda imagem é uma cesta maior, então aproveitei para colocar uma manta e deixar do outro lado do sofá.


Na terceira foto está essa vasilha em tom dourado velho, que mudo o uso a cada mês! No momento ela vive como apoio para aromatizador na entrada da casa, fazendo par como nossos quadros de viagem.

 


é isso!


Foi uma alegria poder compartilhar um pouco do meu lar, meus garimpos com vocês!

Pra mim, objetos garimpados, herdados, vintages e antigos são o crème de la crème da decoração de um lar.


Com um pouco de paciência e pesquisa, você pode encontrar itens que se tornarão tesouros preciosos em sua casa. E claro, você sempre pode dar uma passadinha da casa dos pais, avós...e dar uma garimpada. Faço sempre! Até o próximo post! com carinho e coração aquecido,

Dani Giarola


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page