top of page

O que o cinema tem haver com a moda?

Que a moda, a arquitetura, o cinema e a cultura no geral, estão alinhadas, a gente sabe! Mas vamos ver na prática como isso acontece?


Este ano o cinema veio com muitos lançamentos aguardados!


A onda dos live-actions e uma geração curiosa para ver os seus personagens favoritos em versão real, faz com que essa ansiedade da espera vire uma experiência a cada spoiler de divulgação até a estreia de fato, e nesse meio tempo, a moda entra em ação trazendo elementos como lembretes desse momento!


A pequena sereia | Little Mermaid


pequenasereia

O filme live-action chegou ao Brasil no dia 25 de maio, e conta a história de Ariel,

uma sereia encantada pelo mundo dos humanos. Um clássico da Disney, desde 1989!

Baseado no conto de fadas de Hans Christian Anderson, publicado em 1837.





A tendência que trás referências sereísticas ao mundo real se chama mermaidcore e ganhou força nos últimos meses graças ao live-action.


Diz-se que a quintessência da silhueta da sereia foi criada pelo costureiro francês Marcel Rochas e foi exibida nas passarelas da alta costura no início do século XX. Logo depois, o design foi consolidado em círculos da moda, como Jean Patou, cujo "vestido de inspiração aquática apareceu em uma edição da Vogue de 1933 ", segundo a revista Fashion.


Para ir de encontro com a sua Ariel interior e seguir a tendência, é preciso entrar na vibe fundo do mar para buscar referências! Tais como cores, silhuetas, volumes, texturas... A alta moda adora uma oportunidade para criar, e o red carped apresentou essa energia sereística em muitos looks nas últimas temporadas.


Imagens: stylerave, sheknows, voguesingapore



Além de Ariel, os tiktokers se inspiraram em sucessos dos anos 2000, como a série H20 e o filme Aquamarine.

Materiais cintilantes, babados que imitam ondas ou algas, tecidos leves com transparência, como o tule, peças estruturadas com barbatanas, muito brilho, pérolas, lantejoulas e paetês, meias arrastão fazendo uma alusão às redes de pesca, e são inúmeras as possibilidades, afinal a natureza marítima é a maior fonte de inspiração!


Imagens via pinterest


Barbie


Em contraponto a estética natural que aparece na mermaidcore, agora estamos falando de um universo completamente imagético e criado para a boneca mais famosa do mundo em várias gerações! Também na versão live-action, está previsto para estrear no dia 20 de julho deste ano.



Imagens: veja/e!online


A tendência barbiecore ganhou força após as primeiras imagens de divulgação do filme, e está envolvida na estética anos 2000 que está bem em alta, numa vibe meio Sharpay Evans (High School Musical) e Elle Woods (Legalmente Loira), adicionando um toque de rosa por onde passa!


Imagens: wikipedia e disneymovies



A Barbie chegou as prateleiras em 1959, desde então virou uma verdadeira febre, com colecionadores de todos os tipos!




Ao lado temos a primeira versão da boneca, feita por Ruth Handler. A protagonista do live-action aparece com um modelito fazendo referência à ela.





"A história da boneca começou quando a americana percebeu que sua filha, Barbara (que tinha o apelido de Barbie), então com 10 anos, adorava trocar as roupas de suas bonecas feitas de papel, mas, na época, não havia no mercado opções de pano ou de plástico com feição de uma adolescente em que a menina pudesse se inspirar, só de bebês. Em março de 1959, então, Ruth e o marido, Elliot, lançaram a Barbie em uma feira nova-iorquina — alguns anos antes, em 1944, Ruth e o marido, Elliot Handler, criaram a Mattel, junto com o amigo Harold Matson."

Imagem: https://extra.globo.com



A primeira aparição do rosa choque, desenvolvido exclusivamente junto a Pantone, como bloco único de cor foi no desfile da marca Valentino, em março de 2022, na Paris Fashion Week.


Desde então, continuou marcando presença em personalidades famosas, no red carped e nas ruas. Se quiser aderir a trend, já separa a sua peça rosa para usar de base nesse look!

Imagens: Lizzo. Divulgação/Google


A Barbie sempre foi inovadora e a inclusão é uma de suas bandeiras. A trend surge também para quebrar estereótipos de gênero, idade e qualquer padrão de beleza.


Imagens: Sebastian Stan, Lil Nas X e Harry Styles. Divulgação/Google.


"A partir de 2020, a linha Barbie Fashionistas conta com 176 bonecos, masculinos e femininos, com nove tipos de corpos diferentes, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. Em 2022, a empresa de brinquedos ampliou sua linha diversificada de Fashionistas e adicionou um boneco com aparelhos auditivos retroauriculares, um boneco com perna protética e um boneco Ken com vitiligo."

Imagem: Winnie Harlow/Divulgação Google.




Looks monocromático em tons de rosa, um ar meio paty, cores vibrantes, acessórios grandes que remetem a atmosfera da boneca, metalizados e plastificados, plumas, brilho, texturas, acabamento vinílico, são elementos para se jogar na tendência!

Imagens: via pinterest



As telonas e a moda andam juntas! Tendências surgem para nos inspirarmos e extrairmos detalhes para adaptar ao nosso dia a dia, a moda é diversa e plural, mostramos duas atmosferas que acontecem em paralelo e por mais que façam referências a um universo fantasioso, são quase que opostas em termos estéticos. E ai, qual você mais se identificou?



Gostou desse conteúdo?


Compartilha com as amigas que também podem se interessar por ele e acompanhe a gente nas outras redes também :)




Até a próxima!


Niágara Tavares e Daniela Giarola





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page