top of page

Quem fez minhas roupas? | Semana Fashion Revolution 22-29 de abril


QUEM FEZ MINHAS ROUPAS?

Você já ouviu essa frase estampada em algum lugar?

Já se perguntou quem fez as suas roupas e por quantas mãos ela passou até chegar as suas?


Esse ano o Fashion Revolution completa 9 anos. Movimento que tem por objetivo repensar os impactos socioambientais e a transparência em toda a cadeia produtiva do mundo da moda, com um viés voltado a sustentabilidade.

O tema da Semana Fashion Revolution 2023 é

Manifesto para uma Revolução na Moda: 10 pontos que reforçam nossa visão para uma indústria da moda global que conserve e restaure o meio ambiente, e valorize as pessoas acima do lucro.


As palestras e workshops acontecem no Brasil e no mundo, vamos deixar o site para você acompanhar quais cidades terão eventos presenciais e toda a programação.


No link abaixo você pode acessar a programação de 22 a 29 de abril/2023:



 


Como surgiu o movimento?


Em 24 de abril de 2013, há 10 anos, aconteceu uma das maiores tragédias da história da indústria têxtil, o desabamento do Edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1134 trabalhadores, e deixou mais de 2500 feridos, em sua maioria mulheres, os quais trabalhavam em condições insalubres e análogas a escravidão.





O caso ganhou repercussão mundial, pois a maior parte dessa confecção era enviada para marcas do ocidente. Um pouco dessa história foi para as telas em forma de documentário/longa metragem em 2015, no filme "The True Cost" 

Já fica como recomendação para assistir no fim de semana e ir aquecendo para a semana do Fashion Revolution.



Após esse acontecimento profissionais da moda se sensibilizaram e se uniram para criar o movimento Fashion Revolution e hoje é composto por designers, acadêmicos, escritores, líderes empresariais, formuladores de políticas, marcas, varejistas, comerciantes, produtores, fabricantes, trabalhadores e amantes da moda.


Desde então, todos os anos no dia 24 de abril ao redor do mundo acontece o Fashion Revolution Day ou Fashion Revolution Week, um evento que apresenta workshops, rodas de conversas, palestras, desfiles, oficinas e exposições, para fomentar a conscientização sobre o verdadeiro custo e impacto, em todas as etapas de produção e de consumo fashion.


A revolução começou e esses lambes estampam a campanha de conscientização.


“Nós queremos que você pergunte: ‘Quem fez minhas roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos iniciar um processo de descoberta, aumentando a conscientização de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, e realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.
Orsola de Castro, co-fundadora do movimento.



Aqui no Retrato Brechó valorizamos o ciclo das roupas, seja pela revenda de peças de segunda mão, seja pela customização de peças garimpadas ou mesmo revitalização de peças que poderiam ser descartadas devido à avarias.


Afinal, a peça mais sustentável é aquela que já existe.

No nosso perfil damos dicas de manutenção de peças e indicamos customizações por costureiras. É importante lembrar que a vida útil de uma peça de roupa não acaba quando um botão cai ou quando uma mancha ou pequeno rasgo ocorre.



Gostou desse conteúdo?

Compartilha com as amigas que também podem se interessar por ele :)


Acompanhe a gente nas outras redes sociais.



Até a próxima!

Niágara Tavares e Daniela Giarola





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page