top of page

Slow Fashion | Consumo Consciente

Afinal, o que é?


A indústria da moda tem uma relevância enorme para a economia mundial, em contrapartida é o segundo maior poluente do mundo, ficando atrás apenas do setor petroquímico.


Slow Fashion (moda devagar) é uma tendência de consumo que visa a transparência nos processos de produção da moda, e aproxima o consumidor do produtor.


Questiona o ciclo de produção, demandas de gastos com água, energia e outras matérias primas, além das mãos envolvidas na fabricação de uma peça de roupa, ponderando ações e consequências no meio ambiente.

É consumo inteligente, com senso crítico e respeito aos meios de produção.

Falando em mãos, ela é devagar porque valoriza o trabalho manual, artesanal,

aquele que leva mais tempo e é criado através de um processo humanizado.


Não feito por máquinas, presa por qualidade e durabilidade, além de que os

trabalhadores de cada processo recebam dignamente por seus serviços.







É uma alternativa socioambiental mais sustentável no mundo fashion.


Contrapõe a fabricação em massa e dependência

à um apelo visual padronizado, que mascara e

oculta os impactos ambientais que a indústria têxtil gera.




Imagem: Tecelã peruana - Regina Célia (via Pinterest)



Diferente de um consumo imediatista, que visa uma rápida satisfação e lucro acima de qualquer coisa, apoia o comércio local e pequenos negócios.


Algumas marcas Slow Fashion que acompanhamos:


Stúdio Nó


"Procuramos a sustentabilidade no modo como criamos nossas peças, quanto na maneira que desejamos que elas sejam consumidas.

Independente da estação, traduzimos um pouco do trabalho de diversas pessoas importantes em cada uma das peças produzidas por aqui.

Nós existimos sem criar grandes estoques e damos preferência sempre ao local e ao feito a mão - ou melhor - a muitas mãos. Mãos de quem cria, recria e de quem se deixa envolver pelas criações."

https://www.studiono.com.br/p/sobre  


Nuvie

"A marca carrega no seu dna o conceito de Slow Fashion, criando peças de maneira justa e responsável. Sem coleções sazonais, a proposta é trazer aos poucos peças atemporais, que não percam sua qualidade e estética com o tempo.

Para nós elegância e diversão caminham juntas, se completando. Criamos peças que permitam nossas clientes a serem tão múltiplas quanto desejarem, com peças versáteis que se adequam a vários estilos, ocasiões e épocas. Nos inspiramos em nossas clientes, e no nosso desejo de criar peças que levem mais leveza e cor para a vida delas.

Somos uma marca feita por mulheres, no total somos 4, incluindo funcionárias e prestadoras de serviço. Acreditamos que essa força feminina nos fortalece para criar cada vez mais peças interessantes e relevantes para o dia a dia de nossas clientes, ou como carinhosamente as chamamos nossas nuvers!"


Atelier Jezebel


'é nas marés que vai e vem, da fluidez ao desejo de pausa,

da tradição ao contemporâneo – nas águas das brasilidades

e seus temperos – que a Jezebel navega, d e s a c e l e r a d a,

para enxergar no caminho cada ponto que se conecta à uma só

história, à um só sonho: o de ser marca independente com alma

tropical buscando simplicidade em roupas feitas para ter vida longa,

alinhadas à uma forma de produção que seja mais ética, com economia

mais justa, preocupada em reduzir danos, em dialogar com as diversidades,

trazendo a potência do feminino, a memória afetiva'




Você sabia que a melhor alternativa

para aderir ao consumo consciente é o brechó?




Um novo uso à uma peça que viraria descarte é algo que definitivamente gera menos gastos com energia, produtos químicos, ou desperdício de água, pois ela já passou por todo esse processo e está sendo ressignificada.


Esse tipo de consumo, além de te ajudar financeiramente, pois os preços são mais acessíveis que lojas de grande produção, te faz uma consumidora responsável com o meio ambiente pois está aumentando o ciclo de vida útil daquela peça, e ainda ajudando um pequeno negócio ou alguma instituição filantrópica.


UPCYLING


Outra alternativa que apresenta um novo olhar, ressignificando a roupa que já foi feita é a técnica ou prática chamada Upcycling, que consiste em reconstruir/reformular a versão original de criação daquela peça, seja com recortes e reaproveitamento de outras peças e retalhos de tecidos ou com pinturas, troca de aviamentos e afins, propondo um novo conceito sobre aquele design.


Há alguns anos o Retrato lança coleções cápsula com todas as peças pintadas à mão, garimpadas com muita dedicação e muita mão na massa!

Fiquem com algumas imagens da última coleção:





Gostou desse conteúdo?


Compartilha com as amigas que também podem se interessar por ele e acompanhe a gente nas outras redes também :)




Até a próxima!


Niágara Tavares e Daniela Giarola

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page