top of page

Tecidos | Fibras Naturais

Vem com a gente entender tudo sobre as fibras naturais!


Tecidos são constituídos de fibras, sendo elas naturais, artificiais ou sintéticas. Elas que ditam o primordial: caimento, conforto, absorção de suor, estrutura, entre outros. Estão diretamente alinhadas a proposta do design de origem e intenção da peça.


Imagem: Getty Images/iStockphoto


Também podem ser mistos, conseguimos saber essas informações a partir da etiqueta de composição da roupa, que além de especificar sobre tecidos, trás muitas informações importantes sobre a sua peça, como lugar de fabricação, nome do fabricante, e simbologias com instruções para cuidados e lavagem.

Imagens: zipanuncios, erimpress, trya_brasil.


E você aí achando que essa etiqueta só era algo feito pra incomodar e precisa de uma tesoura para tirar, né?

Vamos às fibras naturais!


Encontradas na natureza e podem ser de origem animal ou vegetal. Tendo por vantagens: resistência e durabilidade, além de deixar a pele respirar, pois absorvem a transpiração. São considerados tecidos nobres também porque requerem alguns cuidados e podem sofrer alterações do tempo, como a possibilidade de encolher na lavagem ou sofrer alteração da cor.


Começando pelos vegetais, temos algodão, linho, cânhamo, entre outros.

Entre as fibras animais, temos lã e seda.


LINHO


Imagem: Recovo, via google imagens.




Claro que precisávamos vir aqui falar um pouco do nosso queridinho, e você sabia que ele é o tecido mais antigo do mundo?

Pelos registros históricos ele é datado há pelo menos 2500 anos a.C., os faraós antes de mumificados eram revestidos em linho, e até a túnica de J.C. era nele, depois dessas referências vimos que não é atoa que ele carrega o título da nobreza!


Vegetal pois suas fibras são extraídas do caule da planta, e esse nome vem de sua semente, a linhaça.


ALGODÃO


Imagem: formosinha - buquê de flores secas



Conhecido por sua maciez, ele é extraído da semente do algodoeiro, passa por um processo de higienização até chegar na fiação para formar o tecido. Tem ótima absorção de suor também, pois é um tecido que respira bem.


"O algodão pode ser classificado de acordo com o comprimento e a espessura de suas fibras, maturidade, alongamento, cor, entre outras características. Hoje, o algodão egípcio é considerado o de melhor qualidade no mundo. Sua característica é ter fibras longas e extra longas, macias e resistentes. Sua qualidade faz com que peças compostas por esta matéria prima tenham seus preços triplicados."

CÂNHAMO


Também conhecido como "Hemp", é composto por fibras da planta da espécie cannabis sativa. Super sustentável, pois seu cultivo requer pouca água e é bastante resistente à pragas. Na década de 1920, o cânhamo foi utilizado para fazer 80% das roupas da época e na Segunda Guerra Mundial era matéria prima para fazer os uniformes dos militares americanos. Por ser resistente aos raios ultravioleta, roupas feitas em hemp são hiper-absorventes.


Imagem: Revista blog de escalada


No Brasil estão discutindo a criação de uma agência reguladora para regularizar a plantação, fabricação e comercialização de produtos derivados do cânhamo.



Muito utilizada em climas de baixa temperatura, é uma fibra de origem animal, obtida pela tosa dos pelos de ovelhas ou alpacas. Depois da tosa a lã é limpa, cardada, fiada e tecida. A fibra apresenta bastante durabilidade e elasticidade, além de funcionar também como isolante térmico, pois se adapta ao clima.


Imagem: tudosobreala.blogspot.com


"A produção de lã é considerada economicamente rentável e sem resíduos, uma vez que é possível aproveitar quase que inteiramente as ovelhas. No entanto, o processamento do velo (conjunto de lã que cobre o corpo do ovino) para indústria têxtil é bastante trabalhoso e quase que inteiramente manual. 

As fibras de lã são bastante versáteis com ótimas propriedades mecânicas e de conforto, além disso podem ser tingidas com corante de quase todas as cores."
Texto: croplifebrasil

SEDA


Fibra natural de origem animal obtida pela secreção do bicho da seda, que forma um casulo. Passa por um processo chamado sericultura, no qual o casulo é mergulhado em água fervente para soltar os filamentos, um único casulo é capaz de formar mil metros de fio. Única fibra que faz um filamento contínuo. Muito macio, leve, flexível e de alta qualidade, é a mais nobre e mais cara das fibras naturais.


Imagem: twitter - insetoland


"Há amostras de seda chinesa com desenhos de dragões, pássaros e outros animais que datam do século I a.C. O segredo da obtenção do fio ficou guardado com os chineses até o século XVIII."



Imagem: Revista Macau



A quantidade de fios determina a qualidade e sofisticação do tecido. Os tecidos são produzidos a partir do entrelace dos fios, esse trançado é chamado de trama. É possível variar a quantidade de fibra para alterar a composição do tecido e adaptar a cada finalidade do produto, o que é considerada uma técnica mista. Quanto maior a quantidade de fios por polegadas e quanto mais longos, mais qualidade e conforto proporcionam.





Gostou desse conteúdo?



Compartilha com as amigas que também podem se interessar por ele e acompanhe a gente nas outras redes também :)



Até a próxima!

Niágara Tavares e Daniela Giarola

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page